A magnífica Represa de Chavantes (julho/2015)

Fala pessoal! Em pleno inverno, no mês de julho, fui com o amigo André para uma rápida pescaria na Represa de Chavantes, na região de Ribeirão Claro-PR, distante cerca de 170km de Londrina-PR.

A represa é conhecida pela sua exuberância e águas cristalinas, além de ser recheada em belas paisagens, como matas intocáveis, morros, cachoeiras, pedrais e galhadas.

Além de tudo, o que ainda se destaca é que Chavantes é a única represa do Rio Paranapanema que tem a espécie cichla piquiti, que é o tucunaré azul.

Quem nos guiou foi o amigo Hikaro Mimura, que conhece o local como poucos. Já sabíamos que com o frio, a água estava muito gelada e os peixes grandes inativos, mas o intuito era conhecer a região. Só de contemplar aquele local, já valia muito a pena:

Nos primeiros pontos de pesca, achamos alguns cardumes de tucunarés amarelos, porém todos pequenos. Mas a pescaria no visual das águas transparentes e com equipamento bem leve, começou a ficar bem divertida. Foram poucas fotos, eu e André:

Hikaro:

Depois fisgamos os primeiros exemplares de tucunaré-azul, porém pequenos. Vimos alguns maiores que nem se importavam com nossas iscas.

Na pausa para o almoço, enconstamos em uma sombra, no final de um braço, com uma pequena, mas bela cachoeira:

Na saída desse local, alguns arremessos e mais um tucunaré-azul, ainda pequeno, mas emocionante ter o prazer de capturar esta espécie no Panema.

Capturamos mais alguns peixes pequenos (sem fotos), que estavam ativos, diferentemente dos maiores, que não deram as caras.

No caminho para outro ponto de pesca, avistamos uma cachoeira no topo de um morro, claro que paramos para as fotos!

Por ali sairam mais alguns peixes, como mais esse pequeno azul.

Fomos então para o último ponto de pesca do dia, uma grande galhada, com muita vegetação e algas, estruturas propícias para os tucunarés:

Neste ponto foi onde mais tivemos ações, pescando somente com iscas de superfície. Porém, para aproveitar, tiramos poucas fotos, segue:

E foi assim o nosso dia de pesca na Represa de Chavantes, lugar maravilhoso, com muitos peixes, em pleno inverno. Infelizmente os maiores não apareceram, voltaremos em épocas quentes para procurá-los.

E assim encerramos nosso dia:

Equipamentos:

Vara Redai Taipan 5’5 12lb + Carreilha Venator + Linha Seaguar SmackDown 30lb

Vara Redai Taipan 5’6 14lb + Carretilha Venator + Linha Seaguar SmackDown 30lb

Iscas: Jumping Minnow T10, Red Pepper, Saruna 80, Yo Zuri 3D Minnow 70.

Segue algumas fotos de belos exemplares capturados no local. Hikaro e um grande tucunaré amarelo:

Vinicius e um lindo tucunaré azul:

Serginho Pellizzer com um grande tucunaré azul capturado em 2014:

(Foto: Isabel Pellizzer)

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

Compartilhe essa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o João!