Pescaria e curso de arremesso no Ecovillas do Lago (junho/2015)

Fala pessoal! Hoje vou falar um pouco do Ecovillas do Lago, local que fica à 20km da minha casa, na estrada que liga Londrina à Sertanópolis. É um enorme condomínio de lazer, onde minha família tem terreno há mais de dez anos.

Dentre os atrativos de lazer, o Ecovillas conta com a Vila Esportiva, Vila Hípica, Vila Náutica, Spa, Restaurante, um lago gigantesco para esportes aquáticos, etc. Mas o meu local preferido ali é a VIla do Pescador, lugar construído exclusivamente para os amantes da pesca esportiva, dois lagos com várias espécies de peixes onde só é permitido o pesque e solte!

Devido à falta de tempo para pescaria embarcada em rios ou represas, viagens e locais distantes, nada melhor que, em algumas tardes do final de semana, dar um pulo em locais perto de casa, como no Ecovillas. 

Mesmo que pescar em tanques ou lagos artificias seja visto como ”sem graça” para alguns pescadores, digo que com o equipamento equilibrado e um pouco de sorte, podemos viver ali grandes momentos de emoção, de tal modo que vivemos em grandes pescarias.

Vamos lá! Alguns dias antes eu tinha ido e capturei alguns peixes, a maioria pequenos, porém quando eu menos esperava, utilizando uma ração artificial em e.v.a entrou essa enorme e bela tilápia com mais de 3kg que bateu na superfície e brigou como um grande tucunaré!

Animado com o resultado, voltamos uma semana depois, eu, Guily, Pedro e André. Foi um dia com várias capturas surpreendentes, começando com esse belo dublê, tilápias com mais de 3kg (Guily) e cerca de 2kg (minha):

Meu irmão Pedro, que estava pescando no lago de cima com equipamento Ultra Light, vara de 6lb, molinete mini e linha de monofilamento 0,23mm, engatou essa gigantesca tilápia que pesou quase 5kg!

Guily acertou mais uma gigante, bela sequência de fotos:

André, pescador e cinegrafista, também pescou e capturou belas tilápias, destaque para essa com quase 4kg!

Nos lagos tem tilápias de todo tamanho, desde 200g à 5kg! Durante dezenas de capturas de tilápias menores, as grandes frequentemente apareciam! Mais uma grande tilápia:

O maior peixe do dia saiu durante a chuva que caía, uma gigantesca tilápia com mais de 5kg capturada pelo Guily, uma das maiores que já vi no Ecovillas:

Porém ainda restava a maior surpresa do dia, na brincadeira com as tilápias, fisguei um peixe muito briguento que me fez pensar ser um pacu dos grandes, logo tive uma grata surpresa, uma bela piapara deu o ar de sua graça e me surpreendeu em como ela apareceu por ali, um lago artificial onde a espécie não foi introduzida.

Minha única e possível teoria é a seguinte, o Ribeirão Couro de Boi, que é afluente do Rio Tibagi, abastece os lagos do Ecovillas, fazendo assim com que a nativa piapara se intrometesse por lá provavelmente através de encanamentos e/ou barragens. A natureza mostrando a sua força!

E no final da tarde ainda apareceu um pacu, para fechar essa divertida pescaria!

Equipamento:

Vara REDAI Taipan 12lb e 14lb + Carretilha Venator + Linha Seaguar SmackDown 30lb

Bóia de arremesso n°4 + Chicote de 20cm com anzol tinú com ração de cachorro furada ou chicote de 1,5m e ração artificial de e.v.a

Aproveitando o post, gostaria de agradecer ao Ecovillas por nos ceder o local que realizamos, em parceria com a Redai, o curso em ténicas de arremesso da Oficina da Pesca de Curitiba-PR, ministrado por Celso VIcenzi e Jansen Irioda, curso esse que existe desde o ano 2000 e já formou mais de 1.000 alunos. 

O curso em Londrina foi um sucesso, dois dias inteiros de aulas téoricas e práticas, e contou com 13 alunos que participaram e aprenderam dezenas de técnicas de arremesso de precisão na pesca com iscas artificiais. Segue algumas fotos:

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

Compartilhe essa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o João!