Encerrando o ano na Pousada Estância Zé Tacca (dez/2017)

Fala pessoal! Decidimos encerrar o ano na Pousada Estância Zé Tacca em Anaurilândia/MS, as margens da Represa Sérgio Motta. Rio Paraná.

Vários motivos me fazem essa pousada ser a minha preferida na região da Represa Sérgio Motta, que envolve várias cidades como Presidente Epitácio, Panorama, Paulicéia, Campinal, Nova Porto XV, Bataguassu, etc.

Entre as razões estão: O ambiente rural e familiar, a região com menor pressão de pesca, o profissionalismo dos guias (não pescam e apoiam o pesque solte) e a luta da pousada contra a matança de tucunarés na região.

Fomos eu, Guily, Newton, Marquinho e Adriano. E no outro dia recebemos os amigos Márcio e Léo que vieram de SP para pescar conosco.

Chegamos na pousada na tarde do dia 14 de dezembro.

Arrumamos as tralhas e já saímos para dar os primeiros ”pinchos”.

Capturamos cerce de vinte peixes, amarelos e azuis pequenos e ataques na superfície.

Destaque para esse casal de tucunaré azul capturado no visual! Guily capturou o macho e eu fisguei a fêmea.

Lindo peixe, coloração perfeita!

No final do dia o Guily acertou um peixe grande na superfície que levou a linha na pauleira e arrebentou o líder. Após alguns minutos vimos o azulão saltando tentando se livrar da isca, era gigante! Uma pena…

Belas imagens para fechar o rápido e produtivo primeiro dia de pesa!

No segundo dia também capturamos cerca de vinte peixes, sem fotos dos menores. Mesmo com pouco vento, o peixe estava manhoso, com filhotes ou no ninho, refugando as iscas artificiais. Com insistência eles subiam na superfície, mas raramente voltavam, mesmo cobrindo o rebojo!

Amarelo capturado com isca soft no visual, foram dezenas de arremessos até ele pegar:

Esse peixe ficou parado e também após dezenas de arremesso, bateu na isca do Guily. Jogamos iscas de barbela e jigs, mas ele quis mesmo uma twitch bait sinking, no caso a Curisco 80.

Pausa para o almoço:

Na parte insistimos na superfície e tivemos muitas ações, com bons peixes perdidos, destaque para esse amarelão capturado no visual na areia com 30 cm de água!

E para esse azulão que saiu inteiro fora d’água para atacar a isca de superfície!

E o dia terminou assim:

Neste dia, a dupla Léo e Márcio com o guia Miquéias (Cascão), acertaram belos azuis, de 52, 54 e 56 cm:

​No sábado saímos um pouco mais tarde, o churrasco na noite anterior foi longe!

Neste dia ventou mais e capturamos cerca de quinze peixes.

O tempo deu uma fechada, ventou muito, mas não choveu:

No final da tarde o vento melhorou e as ações também. O guia Danilo avistou um casal de tucunarés azuis, eu e o Guily arremessamos e capturamos um lindo dublê.

Peixes embarcados, 43cm a fêmea e 50cm o macho:

Com o sol batendo forte, entramos na água para fazer uma foto na areia. Aí aconteceu o desastre, conseguimos a proeza de deixar os dois peixes escaparem de nossas mãos, perdemos a oportunidade de uma bela foto. Faz parte, pescando e aprendendo!

Coloquei uma Sticknina 110 para tentar achar o grandão. Dito e feito, porrada daquelas e peixe fisgado, após uma briga intensa e já próximo ao barco, o peixe saltou e cuspiu a isca, mais um peixe perdido seria meu maior peixe na pescaria.

Nessa pescaria perdemos pelo menos cinco peixes muito bons, não vejo a hora da revanche!

Ainda deu tempo de fisgar alguns bonitos tucunarés amarelos:

Nesse mesmo local, a alguns metros de nós, Adriano e Marquinho avistaram uma anta:

E o Adriano, na primeira pescaria de sua vida, acertou de cara um lindo azulão!

E assim foi mais uma pescaria na Pousada Estância Zé Tacca, meu local preferido no rio Paraná. Peixes manhosos, em casal e cuidado de filhotes, mas com insistência fomos recompensados com belos tucunarés.

Fica aqui meu agradecimento aos parceiros de viagem pela companhia e amizade. E aos guias, cozinheiras, gerente Sidnei e proprietário Fernando por nos atender tão bem, como sempre fizeram!

Encerrando essa maravilhosa pescaria, com chave de ouro:

Equipamentos:

– Varas Redai Viking 14lb 5’8 e 17lb 5’8.

– Carretilhas com linha multifilamento 30lbs e leader fluorcarbono 0,47mm.

– Iscas: Bonnie 95, Firestick, Top Gun 100, Zig Zarinha, Hammer 100, Sticknina 110

Curisco 70 e 80 e Kingfisher Flash

X-Rap 10 e Vision 110.

Jigs pequenos.

Fernando: (67) 99917-8465 (whatsapp) e (67) 98121-2608

Sidinei: (18) 99712-7759

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!