Reencontrando os tucunarés de Presidente Epitácio/SP (fev/2018)

Fala pessoal! Depois de algum tempo, retornei a Presidente Epitácio/SP, na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, às margens da Represa Sérgio Motta, rio Paraná.

Minha última pescaria na região da cidade tinha sido no Campeonato Brasileiro realizado pela FishTV e ANEPE, que contou com cerca de 250 embarcações e tivemos a sorte de ficar em 7° lugar, onde na ocasião pesquei com o Guily e o guia Repolho (clique aqui para ver).

Desta vez fui com o parceiro André, e marcamos nos dia 25/02 (sábado) com o guia Repolho e 26/02 (domingo) com o guia Marcelo Moreno, na impecável Pousada Orla do Sol, do meu amigo Nelsinho. Pousada essa que me hospedo desde sua inauguração, há oito anos.

Estrutura de primeira:

Além de muito bem localizada: 1km do local de saída de barco e 1km do centro da cidade, com opções de mercado, restaurantes, farmácia, etc.

No primeiro dia saímos com o guia Repolho, amigo pessoal de longa data e grande conhecedor da região.

Muito vento na parte da manhã e água um pouco turva.

Pescamos nos locais mais rasos então usamos mais as iscas de superfície e sub-superfície. A tarde o vento parou e as ações aumentaram.

Capturamos ao longo do dia cerca de 30 peixes entre pequenos azuis e amarelos. Não tiramos os grandes mas deu pra divertir muito!

Maiorzinho do dia:

O parceiro André engatou dois grandes tucunarés azuis que escaparam ao irem para a estrutura, a revanche ficou para o dia seguinte!

No segundo dia saímos com o guia Marcelo Moreno, campeão do Campeonato Brasileiro e também de outros torneios realizados em Presidente Epitácio/SP.

Conhecedor nato da represa, das técnicas de pesca e comportamento do peixe, além de muito prestativo e empenhado a encontrar os tucunarés.

A água deu uma boa limpada e o vento estava razoável. Marcelo optou por locais mais fundos, beirando as estruturas com muita alga submersa.

Usando iscas de barbela, logo nos primeiros arremessos já tínhamos peixes na linha. A primeira foto foi com um belo dublê de tucunarés amarelos:

Muitos amarelos:

André com mais um grande amarelão, briguento!

Aí chegou a minha vez. Senti um tranco forte e logo uma boa tomada de linha, como o ponto tinha muita alga e galhada, não dei folga para o peixe!

Tucunaré azul ”quadrado”, de coloração ímpar. Troféu!

No meio do dia o vento parou e as ações continuaram intensas:

Com o Marcelo, cara nota 10:

André fisgou um belo tucunaré azul. Pena que não conseguimos pegar o outro que veio acompanhando, era ainda maior!

O guia Marcelo, no pouco que pescou, levantou um bonito azulão na superfície:

André capturou mais um bonito tucunaré azul:

Azulzinho na superfície:

Foram muitos peixes menores que não tiramos fotos, as ações foram constantes durante o dia todo.

O parceiro André foi recompensado com seu recorde pessoal de tucunaré azul.

Um gigante que deu muito trabalho, mas foi embarcado. Felicidade com a captura do parceiro:

Pesque e solte, sempre:

No mesmo ponto, Marcelo perdeu um gigante que levou embora a garatéia de sua isca, já próximo ao barco.

André ainda fechou com esse grande tucunaré amarelo:

Encerramos o domingo com exatamente 60 tucunarés embarcados. Além de contar, também medimos os maiores peixes: 46, 48, 51, 53, 55 e 59 cm.

Mesmo com a pesca predatória intensa na região, ainda podemos realizar pescarias inesquecíveis na Represa Sérgio Motta. Foi um dos melhores dias de pesca que já tive em Presidente Epitácio/SP, local que pesco há mais de dez anos.

Agradeço imensamente ao amigo André pelas fotos e parceria, ao proprietário Nelsinho, da Pousada Orla do Sol, e aos guias Repolho e Marcelo Moreno, por essa grande pescaria.

Equipamentos:

Varas Redai Viking 14lb e 17lb 5’8 com carretilhas de perfil baixo, linha multifilamento 40lbs 0,28mm com líder de fluorcarbono 0,47mm.

Iscas: X-80 Magnum, Vision Oneten 110, X-Rap 10, Fusion 75, Kingfisher Flash, Curisco 80, Bonnie 95, Zig Zarinha e Xuxinha.

Pousada Orla do Sol

Rua Cuiabá, 20-21

Presidente Epitácio/SP

(18) 3281-6757

(18) 99728-5577

Obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

Compartilhe essa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o João!