Tucunarés Açu de Roraima – Operação Vilanova Amazon (Nov/2018)

Fala pessoal! Relatarei aqui uma das melhores pescarias que já realizei na Amazônia, novamente em uma operação Vilanova Amazon, porém desta vez em busca dos Tucunarés Açu, do rio Jufari, afluente do rio Negro que divide o norte do estado do Amazonas com Roraima.

No dia 24/11, já indo para Manaus/AM, o amigo Marcos Hirata ”Massa”, que pescaria de dupla comigo teve que desistir da viagem por conta do falecimento de um familiar. Lamentando e chateado com o acontecido, cheguei em Manaus sem minha mala de roupa, que ficou em uma das conexões. Deixo aqui o agradecimento aos amigos de Manaus/AM, Jackson Alencar e Thiago Leiria que me emprestaram camisas, camisetas, bonés, bermudas e calças. O restante como cuecas, meias e crocs eu comprei no shopping para seguir viagem no dia seguinte. Pelo menos não foi o material de pesca, ufa!

Pernoitamos em Manaus/AM e no dia 25/11 de manhã voamos de Hidro Avião para o rio Jufari, onde estaria o Barco Hotel Angler II.Da esquerda para direita: Jaida, eu, Otávio, Gilson, Dini, Andrézão e Claudio. Turma gente boa demais, nota 10!

Lá de cima o rio Negro e seus afluentes, imensidão da natureza!

Rio Jufari:

Após aproximadamente 1h e 40min de vôo, pousamos sobre o rio Jufari:

Enfim chegamos. Barco Hotel Angler II:A pescaria começava no dia seguinte, e por aí seriam 6 dias completos de pesca. Então aproveitamos a tarde para tomar algumas, montar os equipamentos e descansar. Como o parceiro não conseguiu viajar e estávamos em sete pescadores, pesquei sozinho ao longo da semana, guiado pelo Chiquito, conhecedor da região.

Primeiro dia de pesca:

O rio Jufari é repleto de molongozais, ressacas, praias e lagos. Estruturas propícias para os tucunarés.Logo nos primeiros arremessos eu constatei os peixes muito ativos. Foram dezenas de tucunarés borboleta, que apareciam em cardumes!

Fiz um vídeo mostrando a quantidade de borboletas (me desculpem pelo problema no áudio):

Após a brincadeira com os borboletas, capturei um belo tucunaré paca que explodiu na superfície. Avistei o outro seguindo, arremessei o jig e fiz um dublê de peixes bons, brigam muito!

Esse jacaré me deu um susto na hora de desenroscar uma isca:

Na hora do almoço já tínhamos boas notícias, muita quantidade e alguns peixes de bom porte capturados ou perdidos pela turma.

Saímos novamente. Os amigos Jaida e Otávio:Descemos um igarapé com muitos ”drop’s” e após alguns peixes pequenos, capturei o meu troféu do dia. Tucunaré paca-açu que explodiu na superfície! Brigou demais e se rendeu, o primeiro ”70 up” da pescaria:

Assim encerrei o dia com mais de 80 tucunarés capturados, entre eles esse troféu.

Voltando para o Barco Hotel. Andrezão e Dini:Segundo dia de pesca:

Logo pela manhã muita ação dos borboletas, têm muito!

Destaque para esse borboletão:Jufari e suas belezas:

Em um lago, perto do horário de almoço, sol rachando e água muito quente. Avistamos de longe um movimento de peixe grande, ao chegar na distância, arremessei um stick e o peixe correu da isca, arremessei o jig e ele abocanhou, tomou metros e metros de linha, e como estávamos no meio do lago foi uma briga limpa, porém muito demorada. Gigante embarcado, mais de 80 cm de Tucunaré Açu!


Vídeo da soltura:

Local da captura:Após o almoço entramos em outro lago, porém percebi que não teríamos muito tempo de pesca antes da grande chuva que ameaçava cair:Como nas margens estava muito raso e os borboletas não davam sossego, comecei a arremessar para o meio em locais mais fundos. Capturei assim alguns peixes tanto na superfície, como no jig, mas nada significativo. Por sorte, um peixe grande saiu caçando perto do barco, arremessei o jig na cara dele e não deu nem tempo para que ele batesse na isca.

Mais uma briga daquelas e outro lindo tucunaré açu na linha! Troféu do rio Jufari:

Vídeo da soltura:

Logo após a soltura deste peixe, a chuva começou a cair torrencialmente e por incrível que pareça só foi parar no outro dia por volta das 11h da manhã. O guia Chiquito já me alertava que estava para vir um repiquete pois há um bom tempo não chovia na região. Foi tanta água que o rio começou a subir rapidamente, atrapalhando e muito a produtividade da pescaria.

Encerrei esse dia com cerca de 40 tucunarés capturados.

Terceiro dia de pesca:

Mesmo debaixo de muita chuva resolvemos sair para pescar. A temperatura caiu muito, cheguei até a sentir frio em plena Amazônia, mas o pior era o repiquete forte que entrou, aumentando o nível do rio e alterando o comportamento dos peixes. Mas o dia iniciou bem, nas margens muita ação na superfície, de pequenos açus e paquinhas. Interessante que os borboletas não aparecerem nesse dia chuvoso.

No fim do dia fui contemplado com mais um grande Tucunaré Açu, novamente arremessando o jig após ele dar as caras no meio do lago.

Vídeo da soltura:

Ainda finalizei o dia com cerca de 40 peixes capturados, excelente resultado em dia de muita chuva e rio subindo. Isso mostra o potencial do Jufari, rio totalmente preservado.

Quarto dia de pesca:

A estratégia inicial foi vara um lago de arrasto, deu muito trabalho!O lago era bonito e muito grande, segundo o guia há algumas boas semanas ninguém pescava por lá, a expectativa era ótima mas o resultado não foi o esperado, somente peixes pequenos:Borboletão:Saímos desse algo e entramos em outro, para tentar a sorte. O lago era fantástico, igarapés ligavam um lago a outra e parecia não ter fim, gigantesco!

Borboletas, paquinhas e até pequenos açus, como este abaixo, foram vários:Um peixe grande deu uma pancada violenta na superfície, jogando a isca longe, rapidamente cobri com o jig e ele entrou. Mais um troféu, lindo Tucunaré paca-açu:


Vídeo da soltura:

Mantive a mesma média dos 40 peixes diários. Com certeza se o rio estivesse baixando, a quantidade seria bem maior, como foi no primeiro dia. Apesar das dificuldades e da subida das águas, a pescaria estava muito produtiva.

Encerrando o dia:

Quinto dia de pesca:

Resolvi me dedicar mais nas iscas de hélice, mesmo já com os braços bem cansados, pois no dia anterior muitos dos parceiros tinham capturado bons açus. Porém dei azar, capturei muitos peixes pequenos na hélice, e os três maiores que bateram simplesmente escaparam, um deles era muito grande, faz parte! Mas as pancadas já valeram o dia.

Um dos muitos pontos de pesca:Alguns peixes do dia:

Sexto dia de pesca:

No último dia exploramos pontos muito promissores:

Durante o dia, muitos borboletas, açus e paquinhas deram as caras:

Para fechar com chave de ouro essa pescaria inesquecível, em um igarapé, uma explosão na superfície e mais um belo tucunaré amazônico do rio Jufari.

Vídeo da soltura: 

Para finalizar a pescaria:No dia seguinte o hidro avião nos buscou e levou para Manaus/AM para seguirmos viagem para nossas casas:

Mesmo no repiquete a turma toda capturou lindos Tucunarés Açu, principalmente nas iscas de hélice! A dupla Cláudio e Gilson:

Otávio e Jaida:

Carlos Dini e Andrezão:

Fica aqui meu agradecimento especial a todos. Aos parceiros de turma pela parceria nessa semana incrível, a toda tripulação de funcionários da operação Vilanova Amazon pelo atendimento, comida e serviços prestados, e ao amigo Victor Vilanova onde além de agradecê-lo, também o parabenizo por mais um destino e operação espetacular para os amantes dos tucunarés amazônicos.

Finalizo agradecendo a Deus por mais esta oportunidade.

Equipamentos:

Varas: Redai Black Mamba Second Generation 17, 20 e 25lb 6’0.

Carretilhas com linhas 50lb 0,37mm e líder de fluorcarbono 0,57mm ou 0,62mm.

Iscas: Sara Sara 120, High Roller 5.25, Curisco 110,  Killer Jig.Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

Compartilhe essa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o João!