Azulões de Anaurilândia/MS (Estância Zé Tacca) e Presidente Epitácio/SP (nov/2019)

Fala pessoal! Aproveitei o feriado de sexta feira (15/11) para pescar na sexta, sábado e domingo. Eu e o parceiro Parra saímos de Londrina/PR na parte da tarde e a noite já estávamos na Pousada Estância Zé Tacca em Anaurilândia/MS, para pescarmos na sexta e sábado.

Para quem gosta de ambiente rural, a pousada dispensa comentários. Fica situada em uma fazenda na beira do rio, é bom demais! Há vários relatos do local aqui no site, com mais fotos e outras pescarias.

A previsão era de muito sol, porém bastante vento, e assim foi, logo no primeiro dia aquela ventania que vinha do sul fez marolas na nossa saída.

Com um guia experiente e conhecedor como o Cristiano, que nos acompanhou, conseguimos navegar em segurança (mas tomamos muito banho, rs) até os principais pontos de pesca.

De manhã não vimos a cara de nenhum tucunaré azul, somente amarelos, e poucos:

Paramos para fazer um churrasco no almoço, em um ponto na margem próxima dos pontos de pesca. Recomendo fazer churrasco no rio ou levar lanche, ao invés de voltar para a pousada almoçar. Assim perde-se menos tempo de pescaria, economiza na gasolina e você passa o dia todo nos pontos mais afastados.Jacaré:

À tarde continuamos batendo em locais com estrutura no meio do rio, atrás de grandes peixes:

Logo de cara já saiu esse amarelo ”enferrujado”:

Acertei o primeiro azul da pescaria, macho de 54 cm. Saltou várias vezes, brigou bonito!

O parceiro engatou a fêmea, que sempre é menor. Este foi o primeiro de vários ”dublês” que fizemos.

Após mais alguns peixes menores, sem foto, fizemos mais um dublê de azuis médios.

E para finalizar o dia, um amarelo do Parra saiu para a foto:

Muito vento o dia todo, e com muita insistência ”garimpamos” 12 tucunas com iscas de meia-água.

No segundo dia, ainda estava ventando bastante, porém menos que no dia anterior. Na parte da manhã a coisa se repetiu, poucos peixes:

Sabendo das dificuldades, resolvemos levar lanche para aproveitar o dia todo pescando, e a decisão foi acertada, porque por volta de 12:30h (horário em que geralmente estaríamos parados almoçando), capturei um tucunaré azul de 49 cm em um raseiro com a água totalmente transparente. O peixe brigava perto da superfície e vimos um gigante acompanhando a fêmea que estava fisgada, pedi que o parceiro jogasse imediatamente atrás de meu peixe, ele acertou o arremesso na cara do monstro que não hesitou em abocanhar a isca e brigar demais! O peixe tomou muita linha e brigou no limpo, e mesmo com duas garatéias abertas e uma quebrada, saiu para a foto. O recorde pessoal do parceiro Parra, monstro de tucunaré azul de 62 cm!

Casal de tucunarés azuis, mais um dublê:

Peixes soltos e continuamos a pescaria. Nesse dia tivemos mais ações e ainda capturamos mais alguns peixes. Dublêzinho de amarelos:

Azul já de bom tamanho:

Esses dois pequenos foram capturados de uma só vez, na mesma isca:

Perdemos alguns peixes bons que e já pertinho da pousada capturamos alguns amarelos para fechar o dia:

Nesse dia dobramos a quantidade de peixes do dia anterior, 24 tucunarés. Não é muito pelo potencial da região, mas o azulão do parceiro valeu todo o esforço.

No domingo (17/11), acordamos cedinho na pousada e passamos em Presidente Epitácio/SP, que fica bem no caminho de volta, para um dia de pesca com o guia Valdivino. O dia começou com bastante vento como os outros anteriores. Começamos o dia com peixes menores:

Após perder dois azuis bons, que simplesmente escaparam no visual, ferrei um terceiro que saiu para a foto. Não é dos maiores mas um peixe com uma coloração única:
Parra cobriu o peixe e lá estava a pequena fêmea como de costume. Mais um dublê:

À tarde o vento parou, mas o peixe ficou ainda mais manhoso. Vimos inúmeros azuis, e grandes, seguirem nossas iscas até do lado do barco e refugarem todas as iscas possíveis. Perdi um grande tucunaré azul que explodiu na superfície mas largou a isca no toco e escapou. Com bastante empenho fomos capturando alguns peixes:

Mais um dublê de azuis, capturei o maiorzinho e o parceiro o menor:

Parra capturou seu troféu do dia, um lindo azulão! Esse não estava acompanhado:
E esse belo amarelo, para finalizar a viagem e a pescaria:

As ações pararam e encerramos o dia por volta das 17:30h, até porque tínhamos mais 240km de estrada até nossas casas. Mesmo com muito sol e sem vento, peixe muito manhoso e com insistência capturamos mais de vinte tucunarés, alguns de bom tamanho.

Agradeço a Deus por esse feriado e final de semana com belos tucunarés fisgados. Agradeço também ao Parra, parceiro de viagem, ao proprietário Fernando, guia Cristiano e todos os funcionários da pousada Estância Zé Tacca, e ao guia Valdivino.

Equipamentos:

Varas Redai Black Mamba Second Generation 14lbs 5’8, 17lbs 5’8 e 17lbs 6’0

Carretilhas de perfil baixo com linhas de multifilamento de 30 e 40lbs e leader 30lbs (0,47mm). 

Iscas: Desta vez, com muito vento e peixe nos locais fundos, as iscas de barbelas fizeram a diferença. Vision +1, R2, X-80 Magnum, Fusion Shad 75.

Telefone / Whatsapp: (67) 99917-8465 – Fernando Tacca

Obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

Compartilhe essa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o João!