Tucunarés azuis com meu pai em Presidente Epitácio/SP (março/2020)

Fala pessoal! Dessa vez a convite de meu pai e uma turma de amigos, fomos para Presidente Epitácio/SP pescar nos dias 13 e 14 de março de 2020. Nos hospedamos na pousada Pesca Tucuna, do Zezinho e da Shirlei, que fica uns 10km da cidade sentido Planato do Sul/SP. Local muito agradável e a poucos metros da represa, em uma região que fazia tempo que não pescava, que fica do lado esquerdo da ponte sentido MS, local com muitas pauleiras propícias para o tucunaré e com o privilégio de um lindo pôr-do-sol praticamente de frente com a pousada.

Chegamos no dia 12 por volta de 20h e já fomos recepcionados com costela de chão! Nessa noite não faltou cerveja, moda de viola, truco e muitas risadas!

Turma nota 10: Jonathas, Urbaneja, Dicésar, Abilio (pai), eu, Rossato, Emmerson, Xinho, Gilberto, Godoy, Nixon e Miltão.

Saímos com o guia Gabriel, recomendadíssimo. O tempo nos ajudou muito, muito sol, calor e quase nada de vento, e foi assim nos dois dias, porém os tucunarés não estavam tão fáceis, muitas vezes seguindo as iscas ou apenas espantando-as. Na primeira manhã capturei poucos tucunarés e pequenos. E como meu pai vinha de um problema na cervical que quase o fez não ir na viagem, optei por levar um conjunto a mais, de molinete e bem leve para ele pescar com lambari vivo nas horas que cansasse ou incomodasse ficar em pé arremessando iscas artificiais. E deu certo, o melhor peixe da manhã foi dele, um tucunaré azul que brigou bonito.

Paramos por volta de 12h para encontrar os amigos, comer um churrascão de picanha e se refrescar, muito calor!

Na parte da tarde os peixes estavam bem mais ativos, foram vários amarelos de bom tamanho e alguns azuis médios. 

 Meu pai capturou tucunarés menores na artificial mas engatou boas brigas com os amarelões utilizando o lambari vivo na modadlide ”corrico”:

O melhor peixe do dia:

Destaque para dois cardumes que encontramos no final do dia em uma ilha próxima a pousada, eram tucunarés azuis e amarelos pequenos por isso não saíram para as fotos, mas foram dezenas em poucos minutos, diversão garantida!

Por volta das 17:30h os peixes pararam, mas ficamos aguardando para ver o pôr-do-sol, valeu a pena:

E assim encerramos o primeiro dia de pesca.

No dia seguinte, navegamos mais longe para ir atrás dos cobiçados azulões. Nada de ações nas artificiais no começo da manhã. Mas meu pai no lambari vivo capturou dois azuis, o primeiro pequeno:

O segundo ele achou por um momento que fosse um enrosco, o primeiro grande tucunaré azul da pescaria, briga boa!

Após as 10h os tucunarés ficaram bem ativos e capturei vários azuis pequenos e médios:

Capturei um grande tucunaré que veio até do lado do barco, na hora de entrar do passaguá se detabeu, enroscou a isca no passaguá e foi embora! Azar!

Já era 12h e decidimos encerrar e ir para o almoço, eu vi um tronco deitado bem propício e falei para o guia Gabriel (que já havia até tirado o motor elétrico da água para sairmos): -Espera, vou dar o último arremesso ali. E não é que tinha um peixe mesmo? Último arremesso da manhã e azul na linha, era a fêmea, pequena, mas avistei o machão acompanhando atrás, rapidamente dei a vara com a fêmea para meu pai segurar e quando fui pegar a outra vara para capturar o macho, a fêmea escapou e o grandão grudou na isca! Meu pai brigou com o peixe que tomou muita linha, dessa vez dei sorte, esse veio para compensar o grandão perdido minutos antes.

Paramos no churrasco e como já tínhamos capturado bons peixes, aproveitamos muito esse último dia, muita conversa, cerveja, picanha, bom demais!

Voltamos para a pesca por volta de 14:30 para a última tarde. Olha como estava o tempo, calor de rachar e sem um sopro de vento!

A tarde foi muito boa, tivemos ações de bons peixes. Dublê:

Mais tucunarés:

O único tucunaré amarelo do dia:

Capturei um azul pequeno, e o machão grande veio atrás, gritei para meu pai arremessar a isca artificial e ele jogou bem próximo do barco, o azulão pegou no visual e saiu tomando linha para baixo, esse peixe não vou esquecer, conseguimos embarcar e a alegria foi grande, o maior tucunaré azul que meu pai capturou com isca artificial!

Ainda deu tempo de eu perder um grande azul no fim do dia, briguei com ele no limpo e bem próximo do barco acabou arrebentando meu líder bem próximo do nó, acredito que já estava com algum lascado na linha que acabei não vendo, faz parte!

E assim encerramos essa grande pescaria, muitos tucunarés na companhia de meu pai, que privilégio poder pescar com ele e desfrutar de momentos tão prazerosos. Agradeço ao guia Gabriel, a Shirlei e Zezinho da pousada Pesca Tucuna, a toda turma de amigos que foi nota 10 e a Deus por mais essa oportunidade com dois dias maravilhosos!

Lembrando que todos os peixes foram soltos.

Equipamentos:

Varas Redai Black Mamba Second Generation 14lbs e 17lbs 5’8 e 6’0 + carretilhas de perfil baixo com multifilamento 30lbs e líder 30lbs 0,48mm.

Vara Redai Viking 14lbs 6’3 (protótipo) + molinete 1000 com chumbinho e anzol anti-enrosco (meu pai utilizou esse conjunto no lambari vivo)

Iscas: X-80 Magnum, Vision Oneten 110 R+2, Fusion Shad 75. 

*Na superfície capturamos somente peixes pequenos.

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

Compartilhe essa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o João!