Inverno com muitos tucunarés em Presidente Epitácio/SP (junho/2020)

Fala pessoal! A convite do amigo Pedro (Bale), fomos para Presidente Epitácio/SP no mês de junho em plena entrada de inverno. Como de costume, ficamos hospedados na impecável Pousada Orla do Sol.

Saímos de Londrina/PR no sábado por volta das 5:30 da manhã e por volta das 8:30h estávamos dentro do barco do guia João saindo para o primeiro dia de pesca. A previsão que era favorável acertou, muito sol e pouco vento.Primeiro peixe da pescaria e já veio um amarelão de 45cm:Outro amarelo, esse com o cupim procurando a fêmea pra reproduzir. Os peixes estavam em locais rasos de até dois metros de profundidade e com bastante alga. Iscas barbeludas não passavam sem enroscar e de superfície os peixes não subiam por conta da água gelada. O bom e velho jig reinou nessa pescaria, destaque para esse modelo de 10g do Braguinha, foi o titular.Azuis deste porte foram alguns:O parceiro Bale realizou boas capturas na Brava 90 cor verde translúcida. Destaque para o maior peixe do dia, um tucunaré azul que nos deu um susto, o peixe deu uma paulada na isca a menos de um metro do barco! Abriu garatéia e argola mas saiu para a foto:

No fim do dia o Bale engatou um peixe que devia ser muito grande, tomou muitos metros de linha e arrebentou a linha na galhada levando a isca embora. Briga típica de azulão gigante, faz parte! Pela época, tivemos um dia de pesca razoável para bom, eu e o Bale capturamos cerca de 25 tucunarés.

Centenas de pássaros logo após atacarem um cardume de peixinhos forrageiros como piaus e pacus prata.No domingo, fomos com o Marcelo Moreno, na opinião minha e de muitos, o melhor guia de pesca de Presidente Epitácio/SP. Logo nos primeiros minutos de pescaria o Bale estava impossível na Bravinha, sequência de três bonitos tucunarés amarelos:

E ”tome” amarelão:Eu não podia ficar para atrás, insisti no jig e após alguns peixes pequenos que não saíram para a foto, o primeiro azul de bom tamanho da pescaria:

O vento parou e começamos a buscar os peixes no visual, capturei mais um azul de bom porte, maior que o anterior:

As ações aumentaram muito e enquanto o vento estava parado foram muitos peixes que capturamos e não tiramos fotos. Víamos cardumes de azuis e amarelos próximo ao barco, muitos peixes grandes assustavam e sumiam e outros não conseguimos capturar.

De tanto insistir, o Marcelo viu um azulão grande atrás de um algueiro, eu confesso que não estava enxergando nada e somente arremessei onde ele orientou, depois de uma meia dúzia de arremessos, o peixe bateu a primeira vez, errei a fisgada, sorte que ele não sentiu o anzol. Insisti mais um pouco no mesmo local, praticamente embaixo do barco, eu só deixava a isca afundar, uma hora peguei o jeito do trabalho que estava o irritando, passei o jig na cara do gigante e ele não resistiu! Briga tensa no meio das algas mas consegui levantar o peixe. Tucunaré azul muito largo e com uma coloração impressionante, o meu troféu da pescaria:

Vídeo da soltura:

Peixe solto e continuamos a pescaria, logo em seguida o Bale acertou um tucunaré azul pequeno no visual também e outros tucunarés amarelos como este, desta vez usando o Jig da Lori:

Estrutura de algueiros em que mais pescamos, se não segurar o tucunaré, ele se enfia aí no meio e a coisa complica! Entre as algas, procurávamos os locais que davam brecha para arremessar, com o fundo de areia, sempre orientados pelo Marcelo, esses locais tivemos muitas ações, deixando o jig afundar.O dia estava excelente, ação toda hora e muitos peixes médios.Azuis deste porte foram muitos:

Bale detonando nos amarelões:

Mais peixes:A pescaria estava perfeita. Tempo bom, peixes muito ativos mas só faltava uma coisa, um azulão grande para o Bale. No dia anterior ele já tinha perdido um gigante que estourou a linha, e nesse dia ele perdeu um grandão no visual que acompanhou um menor que capturei, ele arremessou e pegou o peixe, mas simplesmente escapou logo em seguida. Ele estava merecendo, ainda mais porque ele ficou mais de quatro anos sem pescar os tucunarés, imagina a vontade de capturar um dos grandes.

Capturei uma fêmea e vimos o azulão macho atrás, o Bale imediatamente arremessou e fisgou o grande mas mesmo segurando muito não teve como e o peixe saiu tomando linha pro fundo se enroscando nas algas. Naquele momento ele não sentia mais o peixe já lamentávamos a perda de mais um troféu, mas o Marcelo segurou na linha e percebeu que o peixe ainda estava ali, com cuidado conseguiu fazer ele sair do enrosco e conseguimos embarcar o tão desejado troféu do parceiro.

Vídeo da soltura:

Peixe solto, e cerveja aberta para comemorar, o que viesse agora seria lucro. Mas aí que a coisa melhorou mais ainda, foi peixe para todo lado, cardumes de tucunarés com direito a mais dublês:O Marcelo insistiu na isca de superfície sem garatéia para tentar levantar alguns peixes, mas eles não subiam de jeito nenhum. De tanto tentar, a isca dele tomou duas pancadas dignas de peixe muito grande. Imediatamente arremessei atrás mas engatei um azul menor, o bale jogou atrás também e capturou um peixe bom, mas não era o grandão. Coloquei minha vara no meio das pernas e arremessei o outro conjunto, engatei um tucunaré amarelo mas vi o gigante azulão acompanhando! Tentávamos capturar o grande mas era um cardume e os menores não davam tempo, então o Bale passou a vara que estava engatado com o peixe dele para o Marcelo e arremessou a outra, vimos o azulão errando a isca dele e indo embora pois viu o barco, uma pena era um tucunaré azul dos gigantes! Mas um dublê saiu para foto, na verdade eram três, tinha mais um amarelo.Após essas capturas fomos voltando pois estávamos em pontos distantes. Terminamos o dia pescando  mais próximos e saíram mais alguns para finalizar esse inesquecível dia de pesca.

Encerramos o dia com exatamente 62 tucunarés capturados entre eu e o Bale (Marcelo não pescou). Um dos melhores dias de pesca que já realizei em Epitácio, com muita quantidade, muitos peixes médios de 40 até 49 cm e dois grandes tucunarés azuis que foram os troféus do dia.

Agradeço a Deus por mais uma grande pescaria, ao amigo Bale pelo convite e parceria, aos amigos de Londrina que também estavam na pousada conosco fazendo aquele churrasco: Thiago Ministro, Rafael, Thiago Grigoli e Carlos e aos guias João e Marcelo Moreno. Fica aqui também meu agradecimento ao proprietário da pousada Orla do Sol, Nelsinho e seus funcionários, tudo excelente como sempre.

Equipamentos:

Varas REDAI Black Mamba Second Generation 17lb 6’0 e 5’8 para meia água e superfície.

Varas REDAI Pulse 17lb 6’5 para jig.

*Carretilhas com linha multifilamento de 30lbs 0,28mm e leader 0,48mm de fluorocarbon.

Iscas: Jig Bass Braguinha 10g e Jig Lori 12g, Brava 90, X-80 Magnum e Zig Zarinha.

Telefones: (18) 3281-6757 e (18) 99613-7777 (Whatsapp)

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

Compartilhe essa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o João!