A melhor pescaria de tucunarés azuis da minha vida! (setembro/2020)

Fala pessoal! À convite do amigo Pedro, partimos na sexta-feira, dia 11/09, para Presidente Epitácio/SP. O local escolhido foi a Pousada e Marina Porto Príncipe, que fica as margens da Represa Sérgio Motta, no rio Paraná.

Chalé maior, onde ficamos em quatro pessoas, mas cabem até seis. Tem churrasqueira externa, sala de estar com televisão, banheiro, três quartos, ar condicionado e cozinha com geladeira e fogão. 

A poucos metros do rio:

E também reservamos um chalé desse menor, que têm uma beliche e uma cama de casal, ar condicionado, banheiro e frigobar, para duas ou três pessoas. Saímos de Londrina/PR às 16h e chegamos na hora do pôr-do-sol, que nos deu boas vindas bem em frente à pousada.

Por lá encontramos os amigos Gabriel e seu pai Antonio (Doca), que vieram de Bandeirantes/PR. E aguardamos a chegada dos amigos Otavio e Rafael (pai e irmão do Pedro). Noite com muita cerveja e churrasco, na ansiedade para a pescaria do dia seguinte.

Rampa da pousada:

No primeiro dia de pesca (sábado) saí com o amigo Rafael e com o guia Alan. Neste dia a pescaria foi mais ”light”. Entramos no rio por volta de 9h e fizemos um churrasco na hora do almoço do 12h as 14h. Mas também teve peixe! Na parte da manhã alguns amarelos:

E perto da hora do almoço avistamos um bonito tucunaré azul no fundo, parado no ninho. Fiquei um bom tempo em cima do peixe e joguei muitas iscas na cara dele até ele abocanhar. Peixe embarcado:

O peixe mediu 50cm mas tinha uma deformidade perto do rabo e era bem curtinho, diferente!

Rafael engatou dois grandes tucunarés azuis que subiram na isca de superfície sem garatéia do guia Alan, mas por azar os dois escaparam! Eu logo falei que a a sorte dele viria a tarde.

Antes do almoço capturamos mais alguns tucunarés amarelos e encostamos para refrescar e fazer o churrasco.

No período da tarde saíram alguns amarelos e azuis, a maioria sem fotos.

Rafael acertou um bonito azul:

E logo em seguida acertou um gigante que saiu tomando muita linha, brigou muito com a vara Black Mamba 14lb 5’8 da Redai. Troféu do dia, 56cm de azulão!

Olha que o azulão fez com o anzol do jig do parceiro, por sorte ainda foi embarcado!

No final da tarde as ações diminuíram muito e encerramos o primeiro de pesca!

No segundo dia de pesca (domingo) fui com o Pedro, já estávamos há meses com a pescaria marcada com o guia Marcelo Moreno, que sem sombra de dúvidas é o melhor da região:O Marcelo coloca o pescador literalmente na cara do peixe, já começamos o dia com tudo, muitas ações de amarelos e azuis médios:

Ainda durante a manhã, Pedro acertou o primeiro azulão do dia:

Logo em seguida, acerto meu primeiro azul de respeito nesse dia:

Comemos um lanche rapidamente no meio do rio e continuamos a pescaria, percebemos que os peixes estavam muito ativos nos horários mais quentes do dia (10h às 16h).

Tucunarés amarelos grandes capturamos vários, estavam muito ativos!

Azuis pequenos também:

Pedro acertou outro lindo azulão!

Marcelo avistou um tucunaré azul grande parado no fundo. A idéia era jogar a isca de meia água que afunde ou o jig e ”pindocar” na cara dele até ele abocanhar. Insistimos nele e o peixe pegou mas arrebentou meu líder que devia estar ralado, levou minha isca embora! Pouco depois vimos outro e esse não dei a chance, azulão embarcado!

Peixe solto como sempre, e continuamos batendo isca. Amarelão com um cupim considerável!

Acertei uma sequência de tucunarés azuis médios, peixes bons!

Por volta das 16h as ações já começaram a diminuir mas os peixes ainda estavam saindo, Pedro:

Pedro capturou o maior tucunaré amarelo da pescaria, 51cm, pensa em uma briga feia!

Mereceu até uma foto na régua:

E o meu maior azulão do dia também foi guardado para o final, 57 cm no jig, pegou praticamente na caída em um arremesso longo, que briga!

E assim encerramos o dia com vários peixes grandes e muitos peixes médios, foram poucos peixes pequenos. Levei um contador estatístico e dei na mão do Marcelo cedo, cada tucunaré embarcado ele apertava o botão, no final do dia marcou 64 tucunarés capturados! Em pescaria anteriores já tínhamos chegado a 59 e a 62, essa foi a recorde em quantidade!

Obs: lembrando que o guia Marcelo não pescou, guia totalmente profissional, deixando os peixes todos para seus clientes.

Nascer do sol:

No terceiro dia de pesca e segundo dia com o guia Marcelo, fomos focados nos peixes grandes. Ele nos levou em pontos para ”caçarmos” os azulões parados no fundo, mas como dia estava nublado e com um pouco de vento na parte da manhã, ficou difícil enxergar logo cedo. Começamos o dia batendo muita isca nos pontos, e já saíram os primeiros peixes:

Pedro colocou uma isca Brava 90 e acertou dois azulões bonitos em sequência!

Minha vez, azul bonito:

Um peixe gigante rebojou na isca do Pedro quase do lado do barco, joguei atrás e o peixe somente acompanhou, ele jogou e conseguiu ferrar o gigante, briga insana mas conseguimos embarcar o monstro. Azulão de 58,5 cm, o recorde pessoal dele:

Vídeo da soltura:

Continuamos batendo e entre um amarelinho e outro:

Pedro deu uma vara na mão do Marcelo e falou:”Bate uma isca aí, quero ver você pegar um”. Ele deu dois arremessos para pegar um bonito azul, conhece e pesca muito!

Começamos um lanche rapidamente pois o vento diminuiu e o guia Marcelo começou a avistar os azulões parados no fundo.

Aí começou a sequência de gigantes capturados no visual. Mas não pense que era fácil, muitas vezes o peixe não batia na isca de jeito nenhum, apenas a espantava, paciência e calma unidos com as orientações do Marcelo nos fizeram capturar os azulões, alguns demoravam dezenas e dezenas de arremessos até serem fisgados.

57,5cm:

Soltura:

58cm.

Vídeo da soltura:

57,5 e 54cm. Olhamos no fundo e estava lá o casalzão parado, falei para o parceiro tentar pegar mas como ele já tinha capturado grandes azuis no dia, deixou pra mim. A fêmea, sempre menor que o macho, bateu na isca primeiro:

Coloquei ela no viveiro para não espantar o maior, e insisti nele, quando acertei a isca na cara dele, ele pegou, que briga do gigante. Quase 58cm e muito gordo!

Uma foto com o casal de azulões:

Vídeo da soltura:

Pedro também pegou um grandão no visual: 56,5cm:

Vídeo da soltura:

Entre um ponto e outro fomos batendo iscas e capturamos alguns peixes menores, a grande maioria sem fotos:

E saiu o meu maior tucunaré amarelo da pescaria, 49cm:

O maior peixe da pescaria saiu no final. Ele estava no fundo, entre duas árvores, tentei com a isca de meia água mas enroscou, aí trabalhei o jig várias vezes até ele bater, aí tive que rebocá-lo para conseguir sair para a foto, deu muito trabalho! Gigante tucunaré azul de 59,5cm:

Vídeo da soltura:

E assim encerramos o dia que mais capturei tucunarés azuis grandes em toda minha vida, e ainda contamos 50 peixes, totalizando 114 em dois dias de pesca capturados entre eu e o Pedro. Foi a melhor tanto em qualidade como em quantidade!

Agradecimento especial ao guia Marcelo Moreno que nos fez realizar essa pescaria incrível, que jamais vamos esquecer! E também ao amigo Pedro pelo convite e pela parceria mais uma vez, o cara é pé-quente!

Equipamentos:

– Varas Redai Black Mamba Second Generation 17lb 5’8 e 6’0 e Pulse 17lb 6’5.

– Carretilhas de perfil baixo com linhas de multifilamento 30 libras (0,23mm a 0,28mm) e líder de fluorocarbono 0,52mm. 

– Iscas: Jig Cichlas 7g (vermelho ou branco), Jig Braguinha 10g (branco com amarelo), Jig Lori 12g (branco ou vermelho), X-80 Magnum, Killer 115, Brava 90, Zig Zarinha.

Também deixo aqui o agradecimento aos amigos da turma: Rafael (que pesquei no primeiro dia) e ao Gabriel, que em sua pescaria com iscas artificias capturou muitos tucunarés e um lindo azulão:

Ao seu pai, Antonio ”Doca”. Figuraça!

E ao Otavio, pai do Pedro e do Rafael, ele que me levou para Epitácio a primeira vez, há mais de 12 anos!

Turma nota mil!

Agradeço também aos guias Alan, Thiago, Zé Carlos e Lobão pelos serviços prestados e meu muito obrigado a toda equipe da Marina e Pousada Porto Príncipe pelo atendimento, em especial ao proprietário Wesley.

Pousada e Marina Porto Príncipe: (18) 99691-5010 ou (18) 99607-9933

Guia Marcelo Moreno: (18) 99727-9890

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

Compartilhe essa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o João!