Muitos peixes na Estância Zé Tacca em Anaurilândia/MS (nov/2021)

Fala pessoal! Como de costume, fim de ano sempre dou um pulo em Anaurilândia/MS na Pousada Estância Zé Tacca as margens do rio Paraná, represa Sérgio Motta. Local que vou há mais de oito anos e que tenho um carinho especial:

Dessa vez fui com o amigo Thiago, para pescarmos dias 06 e 07/11 (sábado e domingo).

Saímos de Londrina na sexta feira dia 05/11, depois do expediente e rodamos 350km até a pousada, onde chegamos por volta de 22:30. A churrasqueirinha do chalé já estava no jeito e o negócio foi colocar uma picanha para assar, abrir uma gelada, escutar uma moda e arrumar as tralhas.

E vamos ao primeiro dia de pesca.

Amanhecer na pousada, papagaios:

Saímos com o Danilo, que esteve comigo nas últimas pescarias no Zé Tacca, grande guia!

Segundo ele, os tucunarés amarelos estavam encardumados nas beiras das ilhas e nas lagoas, e os azuis andando em casal para fazer ninho e alguns já no ninho.

Começamos a manhã do primeiro dia nos divertindo com os tucunarés amarelos, foram muitos, na superfície com pequenos sticks e nos spinners leves montados com anzol in-line pois assim enroscava bem menos nas algas e taboas. 

Mas fotos mesmo, foram poucas:

No primeiro dia, parada para o churrasco:

O tempo nublou e estava indicando uma chuva e virada de tempo, ficamos atentos mas continuamos pescando.

Logo após o almoço, encontramos um cardume de tucunarés amarelos, capturamos mais de vinte no mesmo local, quase tudo na superfície, no êxtase de aproveitar as ações, só tirei essa foto:

Já satisfeitos com os amarelos, começamos então a passar lentamente nos raseiros com fundo de areia, buscando algum casal de azuis nadando juntos ou até nos ninhos. Mesmo com o tempo nublado, avistamos um casal porém estavam ariscos, fugindo de nós. O Danilo posicionou bem o barco e consegui capturar o casal, ambos no jig, 100% no visual.

Antes do temporal ainda deu tempo de encontrar mais um cardume, era uma ação a cada arrremesso, foram muitos amarelos! Thiago:

O tempo fechou, e o vento soprou com força! Voltamos com muitas marolas no rio.

Porém em total segurança, de colete salva-vidas e com o Danilo que é um guia muito experiente. Chegando na pousada, o rio parecia mar!

Encerramos o primeiro dia com certeza com mais de 60 tucunarés capturados. A imensa maioria foram os amarelos, e somente um casal de tucunaré azuis deu as caras. Não contamos exatamente a quantidade total, mas devíamos, pois acredito que até passamos deste número.

Segundo dia de pesca:

A previsão marcava chuva mas o dia amanheceu sem nuvens. Muito sol! A expectativa estava boa e a idéia era ir atrás dos azuis no visual, por isso levamos lanches e aproveitaríamos o horário de almoço para enxergar melhor os peixes.

Começamos o dia no mesmo local do dia anterior onde pegamos muitos amarelos, mas logo de cara vimos alguns casais de azuis grandes, mas estavam ariscos, assustando e sumindo entre as algas. Mas um estava parado no ninho, o que facilitou a captura, ele refugou o jig mas não aguentou a isca de meia água caindo na cara dele! Lindo tucunaré azul:

Até perto das 11h capturamos mais alguns amarelos, e mais nada dos peixes no visual. Mas na hora que o sol ficou lá em cima, de 12h para frente, começamos a avistar muitos azuis parados nos ninhos. Lembrando que o ideal é soltar rapidamente esses peixes no mesmo local da captura, provamos que ele volta imediatamente ao ninho, para continuar protegendo-o.

E o segredo da captura é deixar a isca cair bem na frente do peixe, e somente cutucar ela para sair o mínimo possível do lugar, praticamente sem recolher. Para defender o ninho o tucunaré bate na isca e nessa hora você tem que fisgar, pois muitas vezes ele ”cospe” principalmente se for com o jig.

Peixes médios foram muitos, dezenas nem tiramos fotos:

Thiago acertou um bonito azulão:


Fêmeas como essas, que são menores, foram muitas:

Eu dei uma sequência de azar, perdi três peixes grandes fisgados, eram os machos, um deles com certeza era o maior peixe da pescaria. O Thiago também perdeu um azulão muito bom. Todos esses peixes simplesmente escaparam.

O guia Danilo foi na frente olhando para o fundo e foi indicando os peixes para nós, azuis de 50 a 54cm capturamos 6 exemplares no dia, sem contar os perdidos. Azuis de 40 a 47cm foram muitos.

Mais um peixe bom, destaque para a cor dele!

Thiago com mais um azulão:

Um peixe mais bonito que o outro, esse com tom bem verde no corpo com azuis na nadadeira, lindo tucunaré!

A partir das 14:30 o vento aumentou e ficou mais difícil de avistar o peixes, acertamos em cheio em levar o lanche pois aproveitamos o horário de almoço que é o melhor para pescar no visual.

Mudamos de ponto, batemos isca nos meios mais fundos sem resultado e arriscamos outros locais. Capturamos os amarelos como esse:

Fechamos o dia com 41 peixes capturados, quantidade menor em comparação ao dia anterior, porém com muito mais azuis e peixes de bom porte.

Voltamos para a pousada um pouco mais cedo, tomamos um banho, arrumamos a mala e pegamos estrada para casa, com mais uma ótima pescaria realizada nesse local que gosto muito que é a Pousada Estância Zé Tacca.

Agradeço muito o parceiro Thiago, o guia Danilo e o proprietário Fernando, por esse final de semana espetacular com muitos tucunarés na linha.

Equipamentos:

– Varas Redai Black Mamba de 14 e 17lbs 6’0

– Carretilhas abastecidas com linha multifilamento 30lbs 0,28mm e leader de fluor 30lbs 0,52mm.

– Iscas:

Jumpin Minnow T-10, Bonnie 85 e 95 e Spinner Laser 8g com anzol in-line (para os amarelos). 

Jig MD 10g e X-80 Magnum (para os azuis no visual).

 

Telefone / Whatsapp: (67) 99917-8465 – Fernando Tacca

 

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

Compartilhe essa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o João!