Historia de Pescador Por João Medeiros
Post:
Varas Customizadas

 Foto: Vara by Waka Custom Rods 

Sabe aquela vara que está parada, que você não usa mais, seja porque o cabo não te agrada, os passadores, a cor, o reel seat ou algum outro detalhe? Ou uma vara naquelas especificações que seriam perfeitas pra você mas não se encontra nada no mercado? Então, você pode reformar sua vara ou fazer uma nova, a partir de um blank de sua escolha. Esse é o trabalho dos customizadores de varas ou ''Rod Builders''.

  Pelos fóruns de pesca e em seus sites eu vejo e fico impressionado com o trabalho deles. São muitas marcas de customizadores no mercado: Jansen Custom Rods, Waka Custom Rods, Custom by Marco e tantos outros.

Eu nunca tive a oportunide de reformar ou mandar fazer alguma vara com eles, mas achei o trabalho de um customizador aqui da minha cidade, o ''Buda'' (43 8445-8241) e resolvi reformar algumas de minhas varas. Pra mim ele já fez reformas em mais de dez varas, sempre priorizando o acabamento básico, com passadores e blanks pretos, sem linhas coloridas e deixando a vara bem mais leve do que originalmente de fábrica, é assim que eu particularmente gosto.

Esse trabalho é o padrão que escolhi para as varas amazônicas, para os grandes tucunarés. Com blanks e passadores fuji pretos, com cabo inteiro de cortiça, e pequeno foregrip de cortiça também, mantendo apenas o nome original da vara:

Na ordem (cima para baixo), são:

V-Fox T-Blade 5'6 25lb: Era originalmente com cabo e foregrip de e.v.a preto, e com linhas brancas nos passadores e pesava 133g. Passou para 116g.

Albatroz Enzo 5'6 25lb: Era originalmente com foregrip maior, com passadores prateados, e com enfeite de linha branca entre eles. Pesava 120g passou para 112g.

Sumax Hilux 5'6 25lb: Era originalmente com cabo pedaço em e.v.a e pedaço em cortiça, com metais embaixo e no foregrip, pesava 153g, agora pesa 119g.

Além dessas, das minhas varas amazônicas também foram customizadas uma Albatroz Enzo 5'6 20lb, e uma Marine Sports Black Widow 5'6 25lb, todas ficaram nesse mesmo padrão e tiveram uma boa reduzida de peso.

Agora das varas que uso para tucunarés menores, tanto no Rio Paraná como na Represa Capivara, assim como nos pesqueiros.

Nessas varas escolhi o padrão com cabos bi-partidos, alguns em e.v.a e outros em cortiça e com passadores Fuji pretos em todas. A redução de peso nessas varas foi impressionante:

 

São na ordem (Esquerda para direita e cima para baixo):

Pesca Brasil Maestro 5'3 14lb: Era originalmente com o blank verde, passadores prateados e com foregrip grande, cabo inteiro em e.v.a, com metais embaixo do cabo e no foregrip. Pesava 105g, passou para o peso de 74g, é minha vara mais leve.

Albatroz Enzo 5'3 17lb: Era originalmente com o cabo inteiro em cortiça, foregrip grande em cortiça, passadores prateados. Pesava 102g, passou para o peso de 92g.

Fleming Cibertec 5'3 14lb: Era originalmente com cabo inteiro em cortia e foregrip grande em cortiça, passadores eram de baixa qualidade e foscos. Pesava 131g, hoje pesa 86g.

Sumax The Flash 5'3 14lb: Era originalmnente com cabo bi-partido em e.v.a bem grande e espesso, com metais no cabo e foregrip, que era bem grande. Pesava 121g, passou para 79g.

D.A.M Quick Sticker 5'3 17lb: Era originalmente com cabo inteiro de cortiça e foregrip grande de cortiça, passadores de baixa qualidade prateados. Tinha 122g, passou para 98g.

Sumax Bass Casting 5'3 12lbEra originamente com cabo inteiro meio cortiça e meio e.v.a, com metais no fore e reel set colorido. Pesava 110g, passou para 82g.

Isso aí pessoal, passei pouco que conheco sobre customização de varas, sempre ajudando a vida do pescador exigente! Um abraço a todos. Boas pescarias!