Historia de Pescador Por João Medeiros
Post:
Fotografia, a melhor maneira de levar o peixe para casa.

Porque pescamos, fotografamos e depois soltamos o peixe? Muita gente me pergunta isso, e nem sempre consigo responder de modo a ela entender esse meu hábito, que é cada vez mais comum entre os pescadores, os tornando pescadores esportivos adeptos do ''pesque e solte''.

Há alguns anos atrás, peixe pescado era sinônimo de alimento, não existiam motivos para não abatê-lo, mesmo se você, que o pescou, não comesse, levaria embora para dar e mostrar alguém.

Atualmente as coisas mudaram, a cultura de pesca amadora mudou, os pescadores começaram a sentir a falta dos peixes, com a matança descontrolada, muitas espécies consideradas fáceis de se capturar viraram desafios de captura aos pescadores. Aquelas histórias do seu pai ou avô, em que ele conta como eram abundantes a quantidade de peixes nas pescarias de dez, vinte, trinta ou quarenta anos atrás, são verdadeiras.

Nossos rios sofreram com pesca profissional e amadora, onde toneladas de peixes eram retiradas das águas todos os dias. Surgiram os programas e as revistas de pesca, e vários exemplos de pescadores que passaram o conceito do ''pesque e solte'', até que o número de pescadores esportivos foi aumentando cada vez mais.

No Brasil, não temos leis e fiscalização satifsfatória ao ponto de proteger de verdade os nossos peixes, porém se cada um fizer a sua parte, preservaremos por muito tempo os nossos rios e teremos a honra e alegria de passar o fruto do nosso feito para ser colhido pelas próximas gerações.

Esse é o hobby do pescador esportivo, pescar, fotografar e soltar, é o que amamos fazer, a sensação de soltar quem te deu tanta alegria é inexplicável, só que já sentiu sabe do que eu estou falando.

Foto: Meu irmão Pedro soltando uma Piraíba de 1,60m e mais de 50kg no Rio Negro, Amazonas (Outubro/2012)

Vamos preservar nossas espécies, vale muito mais um peixe vivo do que morto, um lugar bem preservado onde os peixes são soltos e onde da natureza nada se tira, atrai mais pescadores esportivos, gerando empregos, renda e turismo para o local. E ainda damos a oportunidade de outros pescadores sentirem a mesma emoção que você sentiu, pense nisso.

Por isso, PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE!

Algumas solturas que filmamos:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Muito obrigado a todos!