Historia de Pescador Por João Medeiros
Post:
Tambacus e Pacus, os mais procurados!

Dicas e técnicas: 

Há pesqueiros espalhados pelo Brasil inteiro, e os peixes mais procurados e pescados, com certeza, são os redondos, o Pacu, que chega aos 12 kg e Tambacu, que chega a mais de 40 kg. É comum capturar exemplares entre 18 e 30 kg.

Há 10 anos, pesco em pesqueiros as espécies citadas, e tenho minhas próprias recomendações da tralha adequada: 

As varas que ultilizo para esse tipo de pescaria são de tamanho entre 1,90m a 2,70m. Tem quem use menores que isso, entre 1,70m a 1,80m, e maiores, de 3m. O comprimento ideal depende do gosto pessoal do pescador, do tamanho do lago, etc. 

Recomendo varas de 30lb, mas são usadas de 17, 20, 30 e até 40lb, é uma questão de gosto pessoal. Dê preferência, para varas de ação média e média-rápida.

Carretilhas e molinetes de tamanho médio e, com boa capacidade de linha, pois a pescaria dos redondos consiste em arremessos longos, e durante a briga, o peixe toma muitos metros de linha. E quanto às linhas, recomendo ser usado monofilamento entre 0,37mm e 0,40mm.

Diferentes métodos para capturas os redondos:

Pesca de fundo: Usa-se chumbo solto na linha principal, um girador, um chicote de nylon, e um anzol (de preferência aos modelos chinú).

Pesca com boia: As boias mais usadas são a cevadeira com miçangas variadas ou ração na pinga e a torpedo, com chicote de monofilamento com comprimentos e iscas que variam dependendo do dia e do comportamento do peixe. 

O índice de ações tende a aumentar quando se concentra os arremessos no ponto mais longe do lago, que é no meio.

Diversas iscas são utilizadas, tais como:

Miçangas e e.v.a, ração na pinga, minhocossú, pedaço de peixe, lambari ou tilapinha, sebo de boi, pão, beijinho, goiabada, mortadela e mais inúmeras iscas diferentes, compõe o variado cardápio dos Pacus e Tambacus. 

Você que ainda não fisgou os grandes redondos nos pesqueiros, não perca tempo. A diversão é garantida! No pesque e pague também tem emoção e, melhor ainda, é perto de casa.