Fala pessoal! Para aproveitar o feriadão de 7 de setembro, fui com o amigo Paulo conhecer a ótima Pousada do Patrão, que fica localizada em Nova Porto XV, distrito de Bataguassu/MS, divisa com o estado de São Paulo, bem próximo de Presidente Epitácio/SP.
Inaugurada em 2015, a pousada conta uma excelente e aconchegante estrutura: Suítes com ar condicionado, camas muito boas, piscina, churrasqueira, refeitório, internet Wi-Fi, uma comida deliciosa e não poderia deixar de mencionar a educação e boa vontade dos proprietários Antônio e seu filho Gabriel, que fazem de tudo para atender a todos da melhor maneira possível.
E o melhor de tudo, às margens da Represa Sérgio Motta, rio Paraná. A saída de barcos fica em uma lagoa:
Devido a uma forte frente fria nos dias anteriores, mesmo com condições boas (muito sol e pouco vento), a água ainda estava muito gelada pois a noite esfriava muito, o que dificultou a pescaria.
Rio Paraná:
No primeiro dia pescamos nos pontos próximos a pousada e com insistência tivemos boas ações na parte da manhã, de peixes pequenos, porém bateram nas iscas de superfície. Víamos o peixe atacando, arremessávamos e eles pegavam, foi basicamente assim que tivemos as capturas nesse dia.
Vimos alguns peixes caçando em uma galhada, arremessamos porém eu e o Paulo tivemos ação de peixes pequenos, já na isca do guia Dilsinho veio um belo peixe que atacou bonito na superfície. Um belo tucunaré azul!
Na parte da tarde as ações diminuíram, batemos em diversos pontos atrás dos peixes, fundo, raso, algueiro, pauleira. Algumas imagens:
Terminamos o dia, que foi difícil, com cerca de 15 tucunarés capturados. A tendência era melhorar nos outros dias, pois a temperatura vinha aumentando gradativamente.
A natureza sempre nos reserva belas imagens no fim do dia:
No segundo dia navegamos bastante para buscar pontos com melhores condições de pesca.
Foi melhor, porém não estava fácil, registrei poucas imagens. Capturamos cerca de 25 peixes. Destaque para esse belo dublê de tucunarés amarelos:
O restante foram tucunarés pequenos, mas que sempre divertem nosso dia!
Natureza:
Voltamos para a pousada um pouco mais cedo, para aproveitar a piscina e tomar uma cerveja bem gelada!
A pousada preparou uma belíssima costela de chão que foi servida no jantar, um espetáculo:
O plano era pegar estrada de volta no domingo cedo, mas acabamos ficando para pescar um terceiro dia, pois percebemos que cada dia ia esquentando e melhorando a produtividade. Saímos com o guia Walter que estava disponível no domingo.
Nesse dia o vento foi nulo e estava bem mais quente, os peixes ficaram mais ativos porém não encontramos os grandes exemplares. Fechamos o dia com cerca de 40 tucunarés embarcados, todos devidamente soltos.
Encontramos uma grande arraia nadando tranquilamente quase que na superfície:
E assim encerramos mais uma pescaria:
Quero agradecer ao amigo Paulo, aos guias Dilsinho e Walter pela parceria na pescaria. Ao proprietário Antônio e toda a equipe da pousada, que não mediram esforços para nos atender com excelência nesses três dias, com certeza voltarei!
Equipamentos:
Varas Redai Black Mamba Second Generation e Viking 14lb e 17lb 5’8, carretilhas de perfil baixo com linhas de 30lbs e 40lbs (0,25mm a 0,28mm) com leader de fluorcarbono 0,47mm.
Iscas: Zig Zarinha 90, X-80 Magnum, Brava 90, Jig Lori.
www.pousadadopatrao.com
Telefones: (67) 3541-9389 e (18) 98118-9245
Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!