Fala pessoal! Há muitos anos pesco as traíras aqui em Londrina/PR e ainda não tinha postado um relato recente das últimas capturas e técnicas que tenho utilizado para a captura delas.
Tenho acesso a um condomínio fechado aqui da cidade (somente com o morador junto, por isso não consigo ir sempre), com um imenso lago particular que habita gigantescas traíras (hoplias malabaricus), que simplesmente aparecerem ali naturalmente e foram se desenvolvendo, acredito que por conta do ribeirão natural que abastece o lago.
Sempre pesco nos finais de tarde, e são comuns muitas ações de traíras pequenas e médias, e frequentemente as grandes aparecem. Já cheguei as capturar 6 traíras acima de 52cm até 60cm uma única tarde (2 a 3h de pesca).
Algumas fotos das maiores nas últimas pescarias:
Vídeo da captura:
Vídeo da soltura:
Outras gigantes:
Algumas traíras na régua de medição:
Equipamentos e trabalhos:
Varas Redai de 17lbs (Pulse 6’5, Viking 6’3 ou Black Mamba 6’0). Carretilhas com linha 20lbs multifilamento, e leader de fluorcarbono 0,60mm.
As iscas utilizadas são basicamente frogs, que são os sapinhos de borracha para superfície, e as criaturas (sicas soft) para pescar de fundo.
– Os frogs utilizo de diversas marcas, o importante é ter anzóis afiados, tamanho entre 4,5cm e 5,5 e a borracha não muito grossa, para facilitar a fisgada. As cores uso variadas, todas funcionam, do preto, amarelo, branco, vermelho, imporante é trabalhar recolhendo lento com toque rápidos e curtos de ponta de vara.
– As criaturas uso diversos modelos, mas os principais são: Crawly e Tuft da Pure Strike e Cross Craw da Maffia. Nas cores preta, roxa, azul, etc e montadas com anzol Off Set 4/0 no sistema ”Florida Rig” com bullet de 3g ou somente com o anzol no sistema ”No Sinker”.
Obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!