Fala pessoal! Hoje vou mostrar para vocês um dos melhores pesqueiros do país atualmente, que fica a 15 minutos da minha casa, o Ishikawa.
O pesqueiro há décadas é conhecido e tradicional na cidade de Londrina/PR pelo seu grande e excelente restaurante e pelo pesque-pague, principalmente na pesca de pacu, tilápia, truta, carpa, matrinxã, catfish, pintado etc.
Frequento o local desde criança, ia com meu pai, tios, avô, ou até mesmo sozinho, porém antigamente só existia a modalidade de pescar e levar o peixe para a casa. Essas fotos são no Ishikawa em 2002 e 2003, quando eu tinha 12 anos de idade.
Há cinco anos, o proprietário Osmar, constatando o aumento da popularidade da pesca esportiva em pesqueiros, separou um dos muitos tanques do local, para ser exclusivo para a prática do pesque e solte.
O projeto foi iniciado principalmente com tambacus pequenos e médios, piauçus e carpas-cabeçudas, porém após seu primeiro ano de sucesso na modalidade, o Osmar resolveu investir literalmente pesado e adquiriu gigantes tambacus para o tanque principal de pesca esportiva do Ishikawa.
O processo de obtenção desses peixes foi árduo, contou com vários colaboradores e vários dias de despesca utilizando redes em uma gigante represa particular cheia de galhadas submersas, em Floresta/PR.
Não satisfeito, Osmar investiu mais ainda soltando muitas pirararas no lago, espécie também muito cobiçada nos pesqueiros e que cresce e briga demais!
O esforço do Osmar e sua equipe valeu muito a pena, pois rapidamente o Ishikawa ficou conhecido no Brasil inteiro por ser um dos pesqueiros com os maiores ”tambas” do país. Tambacus de 20 a 35kg são comuns de serem capturados, e existe alguns exemplares de 36 a 42kg!
Alguns peixes que capturei em algumas pescarias anteriores por lá, meu maior com 31kg:
Desta vez, fui convidado pelo amigo Guily para acompanhá-lo em um dia de gravação no pesqueiro.
Tanque principal:
Algumas regras da pesca esportiva, dentre essas também têm a que proíbe o uso de linhas multifilamento:
Começamos o dia arremessando a bóia cevadeira para ver a atividade dos peixes na superfície. Mesmo com vento, eles foram subindo aos poucos. Na anteninha e também utilizando ração nos sistemas ”diretinho” e ”palminho” capturamos muitos peixes pequenos e médios, como esses:
Montei uma vara no canto com salsicha no fundo, foi uma pirarara atrás da outra, ainda de manhã tirei a vara da água, não dava conta!
Guily com tudo nos tambas:
Osmar com sua filha Karen, ela se divertiu com as pirararas!
Um peixe gigante explodiu na anteninha do Guily e começou uma briga muito pesada, quando tiramos o tambacu da água veio a surpresa, era gigantesco! Pesamos o peixe e a balança passou dos 40kg! Se descontar o peso do passaguá (1,5kg) o peixe beirava os 39kg de peso!
Vídeo da pesagem e soltura:
Os peixes grandes começaram a subir bastante na superfície, e eu perdi, em sequência, dois gigantes que explodiram na anteninha e depois acabaram escapando! Com persistência capturei um lindo tambacu ”brancão” de 26kg!
Vídeo da soltura:
​Guily ainda acertou mais um grande tambacu, esse com 26kg, também na anteninha:
Fim do dia foi uma loucura, muitos peixes capturados. Saiu mais esse peixe bom para a foto:
Assim encerramos esse dia de pesca no Pesqueiro Ishikawa, com muitos peixes e gigantes tambacus! Agradeço ao Guily e Osmar pelo convite.
Equipamentos:
*Varas Redai (protótipos) de 30 e 40lbs com 8′ (2,40m), linhas monofilamento 0,37mm e 0,40mm, bóias cevadeiras com chicotes 0,43mm e montagens com anteninhas, manhosinhos ou diretinho/palminho com rações variadas na pinga ou furadinhas.
*Uma isca que costuma funcionar com grandes exemplares é o pão flutuando no sitema bóia-pão, porém neste dia os peixes não bateram.
*Para as pirararas utilizamos salsicha de fundo. Mas muitas iscas funcionam como: cabeça de tilápia, guelra, queijo, lambari, etc.
Essa foi a anteninha que tive mais ações, do Maquinhos Fishing.
Se você deseja capturar um tambacu gigante, o Ishikawa é o local certo, têm muitos exemplares e eles saem com frequência! Caso você seja de longe e precise pernoitar para pescar mais de um dia, o pesqueiro conta com acomodações novas e estruturadas para receber os pescadores!
Foto: Reprodução Pesqueiro Ishikawa
Contato:
(43) 3329-3744 e (43) 99638-3807 (Osmar)
Para conferir mais fotos dos gigantes:
Instagram.com/pesqueiroishikawa
Facebook.com/pesqueiroishikawa
Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!