Fala pessoal! Desta vez voltei para Palmas/PR, conhecida por ser a cidade mais fria do Paraná mas também por sua região que envolve centenas de lagos e açudes que habitam um dos peixes mais esportivos do mundo, aquele que move a pesca esportiva principalmente nos Estados Unidos e Japão, o Black Bass.
Há um ano, em fevereiro de 2019, participamos do torneio BAC Verão, o maior organizado pelo clube, com 35 equipes. Pesquei o Black Bass pela primeira vez e gostei muito. Na véspera do torneio, meus primeiros Black Bass com o Guily.
Jurassic Lake:
Aprendi bastante com o Jansen, amigo e projetista da Redai. Após dois dias de prova, fizemos uma boa média geral e conseguimos ficar em terceiro lugar:
Agora, em janeiro de 2020, através da Redai, parceira do BAC (Bass Anglers Club) nos torneios de Black Bass, recebemos o convite do Nenê (fundador e ex-presidente) para participar de um torneio interno, juntamente com os outros sócios do clube. Saímos, eu e o amigo Marquinho, de Londrina/PR na sexta-feira cedo e após 530 km chegamos em Palmas/PR e por lá encontramos os amigos Jansen e Guily, que foram de Curitiba/PR.
Após o almoço, encontramos o Nenê que nos levou a um lago particular da sua família:
Meu primeiro bass foi um belo exemplar:
Outros:
Jansen:
Guily:
Marquinho:
Nenê:
Deu para brincar bastante! À noite jantamos no Baleia Burger, o melhor lanche de Palmas, do amigo do BAC, Rodrigo ”Baleia”:
Como o torneio era no sábado somente a 13h. Aproveitamos o tempo na manhã e pescamos algumas horas em um outro lago particular que o Nenê nos levou.
Peixes muito ativos, foram vários dublês e até triplês:
Em pouco mais de 2h de pesca, foram muitos peixes capturados. Braços aquecidos para o torneio! Voltamos para a cidade, almoçamos e fomos ao quartel do exército de Palmas, onde tem um grande lago que seria realizado o torneio interno do BAC.
O torneio interno foi para sócios do clube e convidados. Na modalidade desembarcado e com equipes de três participantes, os trios foram sorteados e a medição foi feita por vídeo com a cota de 3 peixes por equipe. Para todos pescarem no lago todo, a organização dividiu-o em 10 raias delimitadas por bandeiras, com 150 a 200m cada uma, e 30 minutos de pesca em cada raia. Ao som da buzina, trocava-se imediatamente para a raia ao lado até todas as equipes completarem todas. Achei muito interessante, a prova aconteceu das 13h às 18h.
Fui sorteado com os parceiros Castilho e Miguel. Capturamos muitos peixes, porém nada grande:
Miguel:
Fizemos uma boa média para o dia: 36,5 cm – 37,5 cm – 39 cm e ficamos em 3° lugar:
Ficamos em Palmas no domingo, para pescar em um outro lago particular que o Nenê nos levou:
Pescamos em dois barcos, eu, Guily e Nenê e o outro com o Beto, Jansen e Marquinho. A tarde os amigos João Farias e Chico vieram pescar conosco também.
A pescaria impressionante, muitos peixes em quantidade em qualidade, ação sem parar até o fim do dia: Após muitos pequenos, o primeiro bom black bass do dia, capturado no visual pelo Guily:
Logo depois eu acerto o meu maior bass:
Logo em seguida o Guily acerta um peixe do mesmo porte:
Deixamos os peixes no viveiro para aproveitar o ponto e acertamos mais dois grandes:
Dublêzão:
Só ”blackão”:
Antes do almoço ainda deu tempo de capturar mais alguns que saíram para a foto:
Hora do almoço. Churrasco oferecido pelo Chico, bom demais:
Enquanto assava a carne, alguns arremessos ali do barranco:
A tarde as black bass continuaram comendo muito:
Dublê com Guily e Nenê:
No outro barco, o Beto (presidente do BAC), Jansen e Marquinho pegaram muitos peixes também. Na parte da tarde o Beto foi embora e pescaram com os amigos João Farias e depois com o Chico.
Jansen:
Marquinho:
Beto:
Perdemos a conta de quantos black bass capturamos neste dia. Muitos peixes!
Agradeço aos parceiros Marquinho, Guily e Jansen e ao Nenê, Beto e todo pessoal do BAC pelo convite e pelos dias de pesca em Palmas/PR.
Equipamentos que utilizei:
Vara Redai Pulse 6’5 17lb + carretilha com linha multifilamento 15lb 0,18mm + leader de fluorcarbon 0,37mm.
Vara Redai Pulse 6’5 17lb + carretilha com linha fluorcarbon 10lbs 0,28mm.
Iscas e montagens: Por conta das estruturas com algas e vegetação, utilizei basicamente minhocas de 4” e 5” (Senko e Swim Swnko) no sistema Florida rig (bullets de 2 a 3,5g) com anzóis de 3/0 e 4/0 montados no sistema anti-enrosco. Utilizamos também o sistema No Sinker (sem bullet).
Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!