Fala pessoal! Recebi um convite do amigo Igor para conhecer o seu sítio, que fica na beira do Ribeirão Lajeado, afluente do rio Tietê, na Represa de Nova Avanhandava, próximo de Barbosa/SP.
Levei a esposa e fomos em amigos, para curtir um final de semana, fazer churrasco e relaxar. Obviamente busquei informações sobre o local e vi que é região de tucunarés amarelos e azuis. Levei dois conjuntos e algumas iscas, para pescar desembarcado onde desse, sem maiores pretensões.
O sítio fica no fundo de um braço do Ribeirão Lajeado, local com muita estrutura de taboas e algueiros, propício para os tucunarés:
Nos três dias pesquei somente nos fins de tarde, uma a duas horas de pesca por dia. Foram muitos tucunarés! Azulzinho:
Amarelos de bom tamanho:
Pequenos tinham muitos!
Outros amarelos bons:
Para minha surpresa, o último peixe foi o troféu da viagem. Arremessei o mais longe que pude atrás do algueiro e o gigante explodiu na isca saindo inteiro para fora d’água. A briga foi intensa para conseguir tirar ele das algas, desembarcado fica muito mais complicado! Com sorte consegui segurá-lo para a foto. Como eu estava sozinho, foi de selfie mesmo! Tucunaré azul de 57cm:
Vídeo da soltura:
Tive que forçá-lo para sair do meio da algas, entortou a garatéia mas saiu para a foto:
E assim encerrei essa inesperada pescaria de barranco que rendeu muitos tucunarés e um gigante azulão! Agradeço ao amigo Igor pelo convite e pela oportunidade, espero voltar mais vezes!
Equipamentos:
Vara Redai Black Mamba 14lb 6’0 com carretilha de perfil baixo e linha multifilamento 30lbs com líder de fluorcarbono 0,47mm.
Iscas: Joker 98, Jumpin Minnow T10 e Destroyer 95. (como o local tem muita alga, pesquei 90% do tempo com superfície, usei a meia água para cobrir alguns rebojos).
Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!